Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Confira a programação do 3º dia da Assembleia Geral CNBB

O terceiro dia da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 17 de abril, iniciou com a celebração da missa dedicada aos bispos eméritos, às 7h30, na Basílica do Santuário Nacional de Aparecida. A cerimônia será presidida pelo bispo emérito da diocese de Palmares (PA), dom Genival Saraiva de França, e concelebrada pelos bispos eméritos de Osasco (SP) e Lages (SC), respectivamente, dom Ercílio Turco e dom Oneres Marchiori.
Atividades previstas
Após a missa, os bispos permanecerão nas dependências do Santuário Nacional até às 10h45, onde participarão de reunião reservada, com a presença do núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D´Aniello. Também pela manhã, os bispos eméritos se reunirão para momento de partilha. A partir de 11h15, o episcopado brasileiro dedicará atenção especial às avaliações e à nova redação das “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” (DGAE).

Um texto sobre o “Dízimo” motivará os trabalhos da tarde. A partir de reflexões atuais da Igreja, os bispos irão debater a importância do dízimo para a vida da comunidade. Em grupos, os bispos discutirão o assunto e apresentarão propostas para animar a participação dos dizimistas. Às 18h, haverá uma sessão solene dos “50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II”, com presença de lideranças ecumênicas, que participarão deste momento no plenário com os bispos.

Coletiva de Imprensa

A CNBB realizará entrevista coletiva à imprensa, nesta sexta-feira, 17 de abril, às 15h. Participarão da entrevista: o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, que falará sobre as celebrações dos 50 anos do Concílio Vaticano II; o bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, que apresentará o Projeto “Rota 300”; o bispo auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci Nicioli, sobre o Projeto “Rumo aos 300 anos”

Está Acontecendo a 53ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB) em Aparecida

image

A principal tarefa dos bispos reunidos em Aparecida (SP), na 53 Assembleia Geral da CNBB, é a revisão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o próximo quadriênio (2015-2018). A primeira parte da manhã desta quinta-feira, 16 de abril, foi dedicada à apresentação do texto de trabalho.

Os bispos fizeram observações sobre a estrutura do texto, o conteúdo em particulares conceitos teológicos e de doutrina. Alguns presidentes de comissões pastorais da Conferência aproveitaram para atualizar alguns temas nas DGAE mediante o trabalho dos últimos quatro anos. Dom Francesco Biasin, presidente da Comissão de Ecumenismo e Diálogo Religioso, por exemplo, chamou a atenção para alguns fenômenos sérios dentro do contexto de sua Comissão como a presença da violência e dos fundamentalismos.