Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

NOMEAÇÕES E TRANSFERÊNCIAS ATUALIZADAS


Depois de ouvir o Conselho Episcopal, o Senhor Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha nomeou Pe. André de Oliveira Quintão, Administrador Paroquial da Paróquia de São Gonçalo, em Acaiaca, POIS QUE JÁ HAVIA FEITO AS SEGUINTES NOMEAÇÕES: Pe. Thiago José Gomes, Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora das Brotas, em Entre Rios de Minas; Pe. Antônio Adriano Vale, Vigário Paroquial da Paróquia de Sant’Ana, em Guaraciaba, Pe. Vander Sebastião Martins, Diretor da Faculdade Arquidiocesana de Mariana Dom Luciano Mendes de Almeida e Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto. Dom Geraldo também fez as seguintes designações: Diác. Alex Martins de Freitas, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Porto Firme; Diác. D’Artagnan de Almeida Barcelos, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Piranga; Diác. Geraldo Felício da Trindade, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Rio Casca; Diác. Luciano da Silva Roberto, Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Viçosa; Diác. Jorge Luiz Barbosa, Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo; Diác. José Henrique Coêlho, Paróquia de São Brás, em São Brás do Suaçuí; Diác. Reginaldo Coelho da Costa, Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana e Diác. Tiago da Silva Gomes, Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Mercês.

Papa Francisco nomeia novo bispo auxiliar de Brasília

O papa Francisco nomeou hoje, 19, monsenhor Marcony Vinícius Ferreira como bispo auxiliar de Brasília (DF). Atualmente, atua como vigário geral da mesma arquidiocese.

Monsenhor Marcony nasceu no dia 03 de março de 1964, em Brasília (DF). Ingressou para o Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, em 1982, onde cursou Filosofia e Teologia. Recebeu a ordenação presbiteral em 03 de dezembro de 1988.

Especializou-se em Liturgia no Instituto Teológico Pastoral de Bogotá, em 1989, e no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo em Roma, de 1993 a 1996. Possui mestrado em Liturgia pela Pontifícia Universidade Santa Cruz de Roma.

Em sua caminhada como presbítero, monsenhor Marcony foi coordenador de Pastoral da arquidiocese de Brasília, membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores. Também foi coordenador da formação litúrgica-doutrinal dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e responsável pelo folheto litúrgico “Povo de Deus”. Foi secretário geral do 16º Congresso Eucarístico Nacional, em 2010, e vigário episcopal do vicariato centro, em Brasília. Foi pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, de Sobradinho (DF), de 1989 a 1993,e da Catedral de Brasília, de 1996 a 2010.

Atividades
Monsenhor Marcony tem uma trajetória no sacerdócio dedicada à formação de padres. Lecionou diferentes disciplinas no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, Ordinariado Militar de São Paulo e Seminário Redemptoris Mater. Atualmente é professor do Curso Superior de Teologia, da arquidiocese de Brasília, e autor de diversos artigos sobre religião publicados no Jornal de Brasília.

Evangelho do Dia



Mc 8, 22-26 - Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, pôs as mãos sobre ele, e perguntou: “Estás vendo alguma coisa?” O homem levantou os olhos e disse: “Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam”. Então Jesus voltou a por as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado e enxergava todas as coisas com nitidez. Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: “Não entres no povoado!” 
Recadinho
Procuramos enxergar e ser grato por tantos milagres que Deus realiza em nossa vida? - Tomamos cuidado para que o pessimismo não tome conta de nós? - Fazemos o que está a nosso alcance, deixando por fim nas mãos de Deus? - Será que muitas vezes não nos deixamos levar pelo egoísmo? - Enxergamos o mundo à nossa volta que necessita de fraternidade, generosidade e perdão

Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R




Santo do dia

19/02

São Conrado foi um homem decidido e profundamente marcado pelas ações radicais. Seu temperamento forte levou-o a abandonar a família, os bens e sua terra natal, para dedicar-se à oração e a contemplação dos mistérios de Deus. Tornou-se um místico. O exemplo de são Conrado convida-nos a buscar Deus de todas as maneiras. O desapego das coisas passageiras facilita o diálogo com o Pai e abre nosso coração para a caridade fraterna com o próximo.

Oração: 
Meu querido Pai, celebrando hoje a memória de São Conrado, permita-nos seguir seu exemplo e buscar Deus em todos os momentos da vida. Que nossa vida seja cercada de oração e de ações amorosas em favor do próximo, sobretudo os mais abandonados. Isso pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amém

"Quero viajar como argentino", afirma Papa Francisco


Passaporte e carteira de identidade renovados. O Sumo Pontífice viajará o mundo como argentino

Papa Francisco renovou seu passaporte e carteira de identidade. Segundo informações do Ministério argentino do Interior na última segunda-feira (17), o Sumo Pontífice deseja continuar viajando como cidadão argentino.

Os sucessores de Pedro normalmente deixam de lado a documentação de origem e passam a utilizar em suas viagens o passaporte emitido pelo Vaticano. Papa Francisco surpreendeu mais uma vez rompendo com tradições vaticanas.

O Papa contatou, na última sexta-feira (14), a Embaixada da Argentina na Itália solicitando a renovação de sua documentação afirmando que gostaria de continuar viajando o mundo com passaporte argentino.Nos próximos dias receberá a documentação em sua residência, Casa Santa Marta.

O passaporte virá com o nome de Jorge Mario Bergoglio, nascido em 17 de dezembro de 1937, nacionalidade argentina. Também consta data de expedição em 14 de fevereiro de 2014, válido até 2024