Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Bispos aprovam documento sobre a Questão Agrária


O plenário da 52ª Assembleia Geral da CNBB aprovou na tarde desta quarta-feira, 7 de maio, o Documento sobre a visão da Igreja em relação à Questão Agrária Brasileira no século XXI. O processo de construção começou há 5 anos. Desde o ano passado foi publicado como um texto de estudo da CNBB e recebeu contribuições de diversos bispos e dioceses.

O Documento aprovado está dividido em três partes. Na primeira, faz uma contextualização da situação agrária atual. “Nessa parte, os bispos mostram quais são os gritos ensurdecedores que brotam de tantas realidades, como os povos indígenas, os quilombolas, os pescadores, os ribeirinhos, os extrativistas”, explica o presidente da Comissão Pastoral da Terra, dom Enemésio Lazarris.

A segunda parte traz o olhar dos bispos sobre a atual questão agrária, abordando a posse e o uso da terra à luz da Sagrada Escritura e dos Documentos da Igreja. Já na terceira parte, surgem os compromissos pastorais diante da questão. Dom Enemésio destaca que o Documento “é a palavra de mais de 350 bispos hoje para a sociedade em geral sobre este tema importante”. Segundo ele, “não se destina apenas para dentro da comunidade eclesial, mas para toda a sociedade”.

A parte final do Documento apresenta os desafios diante de realidades bem concretas: trabalho escravo, defesa da natureza, cuidado com a água, produção de energia sustentável. O episcopado também cobra do poder público uma posição sobre esta realidade. “Acreditamos que esse documento seja apresentado aos candidatos aos governos estaduais e federal, dizendo qual é a posição da Igreja em relação à questão agrária, e sobretudo sobre a função social da terra e da propriedade”, disse o bispo.

Evangelho do dia 08


Jo 6, 44-51 - Jesus disse à multidão: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

Recadinho


Como é sua fé? - Que lugar ocupa a Eucaristia em sua vida? - O que você mais pede a Deus? - Você se dirige frequentemente a Deus? Como? - Que lugar ocupam as coisas de Deus em sua vida?

Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.

Dom do conselho orienta para as decisões corretas, diz Papa na catequese

Catequese Semanal 7 de maio de 2014Dando sequência à catequese sobre os dons do Espírito Santo, o Santo Padre refletiu sobre o dom do conselho nesta quarta-feira (7). Este dom caracterizado pela sabedoria, possibilita tomar decisões baseadas em um julgamento correto. É um dom que impulsiona o cristão na busca de Deus e no serviço aos irmãos.

O dom do conselho “nos torna capazes de fazer a escolha certa no nosso dia-a-dia, seguindo a lógica de Jesus e do seu Evangelho”, disse o Papa ao abrir a catequese.

“O conselho, então, é o dom com o qual o Espírito Santo torna a nossa consciência capaz de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus. Ele nos torna sensíveis à sua voz e orienta os nossos pensamentos, fazendo-nos assim crescer interiormente, para não nos deixar agir à mercê do egoísmo e do próprio modo de ver as coisas”, completou.

A oração torna dócil o coração permitindo uma sintonia profunda com o Espírito Santo. Nesse sentido, o Santo Padre aconselhou os fiéis a confiarem nos benefícios da oração. “Sempre voltamos ao mesmo ponto. A oração. Rezar é tão importante”, e rezar em todas as situações do cotidiano, lembrou o Papa. “Ninguém percebe quando nós rezamos no ônibus, na rua: rezemos em silêncio, com o coração, aproveitando desses momentos para rezar. Rezar para que o Espírito nos dê este dom do conselho”, indicou.

O dom do conselho é também um “tesouro para a comunidade cristã”. Através de homens e mulheres dóceis ao Espírito Santo pode-se “reconhecer a vontade de Deus na nossa vida”, disse Francisco.

“De fato, é justamente isto o que deve acontecer numa comunidade cristã: devemos nos apoiar mutuamente na fé, iluminando-nos um ao outro no Espírito Santo”, sublinhou.

O Santo Padre deu um testemunho pessoal lembrando uma experiência no confessionário do Santuário de Lujan, na Argentina. Ao atender um jovem em confissão, este contou que a mãe indicou o sacramento da penitência para pudesse receber um conselho de Nossa Senhora diante de um grande problema.

“Eis uma mulher que tem o dom do conselho. Não sabia encontrar uma saída para o problema do filho, mas indicou o caminho justo: Nossa Senhora. Este é o dom do conselho, deixar que o Espírito Santo fale. E aquela mulher humilde, simples, deu ao filho o verdadeiro conselho, pois olhando para Nossa Senhora o rapaz entendeu o que deveria fazer. Eu não fiz nada: a mãe, Maria e o rapaz fizeram tudo. Vocês, mães, peçam o dom de aconselharem seus filhos”, contou o Papa.

Ao final da reflexão, como faz em todas as catequeses, o Papa saudou peregrinos em vários idiomas, e em língua portuguesa deixou uma mensagem especial:

“Saúdo com carinho todos os peregrinos de língua portuguesa, particularmente os fiéis de Leiria-Fátima e os diversos grupos do Brasil. Queridos amigos, peçamos ao Senhor o dom do conselho, para que, nas diversas circunstâncias da vida, saibamos encontrar o modo certo de falar e de nos comportarmos, de tal modo que o nosso testemunho favoreça a difusão do Evangelho. Que Deus vos abençoe!”.

Fonte: Rádio Vaticano.

Liturgia, Campanha contra a fome e cristãos leigos são temas de hoje na 52ª Assembléia dos Bispos do Brasil.

A 52ª Assembleia Geral da CNBB entra hoje (07) no oitavo dia de atividades em Aparecida (SP) e os bispos terão um dia de debates, votação e explanações sobre variados temas como a revisão do Missa Romano, a Campanha Mundial contra a Fome, a pobreza e as desigualdades além do tema prioritário “Os cristão leigos e leigas”.
Ainda hoje os bispos devem votar a nova redação do texto de estudo do tema central da Assembleia “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia” para possível aprovação do Documento da CNBB.
A Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos apresenta conteúdos para a liturgia, representantes da Cáritas Brasileira falam aos bispos sobre o tema da campanha contra a fome “ Uma Família Humana, pão e justiça para todas as pessoas”.
O plenário dos bispos vota hoje também o documento sobre os cristãos leigos.
Além disso, os bispos reabrem a abordagem sobre os direitos de propriedade e uso da terra e outras temáticas devem estar na programação do dia como o projeto “Comunhão e Partilha” e o Acordo Brasil-Santa Sé.