Líder religioso nasceu em Capela Nova e fez história na cidade de Barão de Cocais. Articulou grandes conquistas para aquele município até então recém emancipado.

gerardo_01

Religioso nascido em Capela Nova que deixou a sua historia nos livros de uma cidade de Minas Gerais.
Gerardo Magela Pereira, dedicou a sua vida religiosa na Cidade de Barão de Cocais, cidade encrustada na região do caraça quase 100 km da capital mineira. De cultura extraordinária, ele exerceu varias atividades nas áreas sociais naquele município.


O MONSENHOR
Monsenhor Gerardo Magela, nasceu em Capela Nova no dia 09 de setembro de 1907. Ingressou no Seminário de Mariana em 1925, sendo ordenado em 30 de novembro de 1935. Foi pároco em Aracitaba, Florária, Catas Altas da Noruega e Ressaquinha. Veio para a cidade de Barão de Cocais no ano de 1951 como novo pároco da Paróquia de São João Batista. Nessa época a cidade tinha apenas 08 anos de emancipação política.

gerardo_04 padre gerardo

Desde então passou a realizar um trabalho de orientação e restruturação para a comunidade cocaiense. Fundou escolas, Capelas, Casa Paroquial, salão paroquial. Gerardo Magela, segundo relatos da época, era um homem muito enérgico, conservador dos bons costumes. Gostava de política e participava das principais decisões politico partidárias daquele município, sempre com um lema: Progresso, Disciplina, Ordem e Moral”