19º Grito dos Excluídos tem foco na juventude
Congonhas se prepara para receber mais uma edição do Grito dos Excluídos. Em sua 19ª edição este evento é parte do processo da 5ª Semana Social Brasileira e, neste ano, conclama a juventude para “anunciar, em diferentes espaços, sinais de esperança com a perspectiva de transformação e construção de um Estado efetivamente a serviço da Nação e que respeite os direitos fundamentais da pessoas humana”, segundo sugere o objetivo geral do evento.
Este ano o Grito dos Excluídos terá como eixos os temas: “Mundo do Trabalho, Juventude e a Exclusão, Comunicação Políticas Públicas, Extermínio da juventude, Juventude e projeto popular para o Brasil, Mística, Povos indígenas/tradicionais, Violência contra a mulher, Estado e a juventude”, todos eles devem ser debatidos nas cidades, através de encontros, mesa redonda e outras iniciativas populares. Além disso, esses assuntos terão destaque na programação do evento sendo discutidos cada um deles durante três grandes momentos.
Programação:O Grito dos Excluídos 2013, realizado no dia 7 de setembro, conta com a participação de diversas pastorais, movimentos sociais, sindicatos e da presença da sociedade. Para melhor receber os participantes, foi pensada uma programação acessível contando com a acolhida e concentração a partir das 11 horas em frente a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Às 12h30 terá início à caminhada para a Basílica do Bom Jesus, tradicional momento onde as pessoas percorrem as principais ruas e avenidas da cidade dizendo palavras de ordem e gritos de guerra. Com chegada prevista para as 15 horas, será celebrada missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, abrindo o Jubileu do Bom Jesus