Na quarta-feira dia 20/11, as 19:30 horas haverá um encontro com todos coordenadores de novena de natal.
Na sexta-feira dia 22/11, encontro com a pastoral familiar para eleição da nova coordenação e tratando também do calendário para 2014.
Praça Mons. Gerardo,12 - Centro MG - CEP. 35.970-000 - Tel. (031)3837-1766 - Arquidiocese de Mariana.
Pesquisar este blog
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Região Norte prepara dirigentes da Novena de Natal
Representantes das paróquias da Região Pastoral Mariana Norte se reuniram na manhã deste sábado, 16, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana (MG), para conhecer e estudar o conteúdo da novena de natal-2014. O encontro foi coordenado pelo padre Armando Godinho e assessorado pelo coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins.
Escrita por uma equipe ampla composta por leigos, seminaristas e padres da arquidiocese de Mariana, a novena de natal deste ano convida as famílias a refletirem sobre as Bem-aventuranças como anúncio da felicidade.
Segundo o vigário geral, Mons. Celso Murilo Sousa Reis, que faz a apresentação da novena, as Bem-aventuranças são “uma bela fotografia de Jesus” e o “resumo de seu programa de vida”. “A série de oito bem-aventuranças aponta, sobretudo, para atitudes que devem ser cultivadas por quem se coloca no seguimento de Jesus”, escreve Mons. Celso. Além disso, elas propõem “um caminho alternativo para a realização do ser humano”.
Padre Geraldo apresentou as orientações que devem ajudar os dirigentes da novena de natal. Fez também um estudo aprofundado sobre as bem-aventuranças baseado em texto do jesuíta, padre Antônio Pagola.
Em grupos, os participantes leram a novena destacando os pontos que julgaram mais interessantes. Chamaram bastante atenção para a motivação de cada dia e os fatos da vida.
Padre Armando solicitou aos participantes todo esforço para fazer com que os grupos que se formam durante a novena de natal se transformem em grupos de reflexão nas comunidades. Lembrou ainda a proposta de que a novena seja feita, em toda a arquidiocese, de 15 a 23 de dezembro.
Manual dos Conselhos é lançado em encontro “histórico” de coordenadores paroquiais de pastoral
O arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, classificou de “histórico” o primeiro encontro de coordenadores paroquiais de pastoral da arquidiocese, realizado neste domingo, 17, no Instituto de Filosofia, em Mariana. “Este encontro é um momento histórico porque nunca aconteceu na arquidiocese de Mariana. Reunião com os párocos já existe há muito tempo, mas com o coordenador paroquial é a primeira vez”, disse o arcebispo.
O encontro foi organizado pela equipe responsável pelo acompanhamento da aplicação do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), em vigor na arquidiocese desde 2010. Dirigido pelo coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins Dias, teve como objetivo lançar oficialmente o Manual dos Conselhos – Regimentos, Diretrizes e Normas Arquidiocesanas, fruto do PAE, aprovado em julho deste ano.
Segundo dom Geraldo, a reunião com os coordenadores dos Conselhos Paroquiais de Pastoral (CPP) mostra o desejo de a arquidiocese ser uma Igreja “ministerial, de comunhão e participação”. Ele destacou a importância dos leigos na Igreja. “O leigo e a leiga não são ajudantes do bispo, dos padres, dos diáconos. Nós é que temos de ser ajudantes dos leigos”, disse o arcebispo sob aplausos dos 140 participantes do encontro.
O pároco de Cristiano Otoni, padre José Antônio de Oliveira, mostrou como os ministérios acontecem na vida da Igreja. Ele destacou a importância dos Conselhos e dos coordenadores paroquiais na construção de uma Igreja toda ministerial, que vive a comunhão, a participação e a missão.
Já o pároco de Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa, padre Wander Torres (mais conhecido como padre Wandinho), chamou a atenção para a importância dos conselhos. Insistiu que todas as paróquias devem ter seus Conselhos, conforme exigência da arquidiocese de Mariana.
“Há três conselhos são vitais para as paróquias: o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), o Conselho Comunitário de Pastoral (CCP) e o Conselho para Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP)”, esclareceu.
Segundo padre Wandinho, o Conselho não é acessório que a paróquia pode descartar. “Entendidos como algo fundamental, essencial, os Conselhos são como o motor de um carro e não como um aparelho de CD, que é acessório. A partir do PAE, o Conselho não é acessório”, sublinhou.
O Conselho para Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP) foi apresentado pelo contador, Euro, da paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana. O contador insistiu na necessidade das paróquias terem uma administração de acordo com as normas da contabilidade. Advertiu para os perigos e riscos quando não são observadas as leis que regem pessoas jurídicas, como é o caso das paróquias que têm CNPJ próprio.
17 novembro, 201
AGRADECIMENTO
Meu Jesus Cristo,
eu vos agradeço de todo o coração,
porque viestes habitar dentro
da minha vida,
do meu trabalho,
do meu lar,
em minha comunidade.
Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa mãe,
meu Anjo da Guarda,
todos os anjos e santos do céu,
agradecei a Jesus por mim.
Obrigado, meu Jesus,
porque unido a vos
continuais conosco,
agradecendo sem cessar a
Deus por todos nós.
Assinar:
Postagens (Atom)