Região Norte prepara dirigentes da Novena de Natal
Representantes das paróquias da Região Pastoral Mariana Norte se reuniram na manhã deste sábado, 16, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana (MG), para conhecer e estudar o conteúdo da novena de natal-2014. O encontro foi coordenado pelo padre Armando Godinho e assessorado pelo coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins.
Escrita por uma equipe ampla composta por leigos, seminaristas e padres da arquidiocese de Mariana, a novena de natal deste ano convida as famílias a refletirem sobre as Bem-aventuranças como anúncio da felicidade.
Segundo o vigário geral, Mons. Celso Murilo Sousa Reis, que faz a apresentação da novena, as Bem-aventuranças são “uma bela fotografia de Jesus” e o “resumo de seu programa de vida”. “A série de oito bem-aventuranças aponta, sobretudo, para atitudes que devem ser cultivadas por quem se coloca no seguimento de Jesus”, escreve Mons. Celso. Além disso, elas propõem “um caminho alternativo para a realização do ser humano”.
Padre Geraldo apresentou as orientações que devem ajudar os dirigentes da novena de natal. Fez também um estudo aprofundado sobre as bem-aventuranças baseado em texto do jesuíta, padre Antônio Pagola.
Em grupos, os participantes leram a novena destacando os pontos que julgaram mais interessantes. Chamaram bastante atenção para a motivação de cada dia e os fatos da vida.
Padre Armando solicitou aos participantes todo esforço para fazer com que os grupos que se formam durante a novena de natal se transformem em grupos de reflexão nas comunidades. Lembrou ainda a proposta de que a novena seja feita, em toda a arquidiocese, de 15 a 23 de dezembro.