Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de julho de 2014

Barão de Cocais volta a ter duas Paróquias.

   
       
 No final da década de setenta, a Paróquia N. Sra. do Rosário do Distrito de Cocais, por razões diversas, que já estava sobre os cuidados do Mons. Gerardo desde 1963, tornou – se oficialmente apenas mais uma comunidade da Paróquia São João Batista de Barão de Cocais. A partir daí, Dom Oscar de Oliveira recomendou que todas as atividades e sacramentos ali realizados fossem registrados nos arquivos da Paróquia São João Batista, onde o Mons. Gerardo era o Pároco. 
       Dentro do pastoreio do Pe. Tarcísio Sebastião Moreira, a comunidade São José construiu uma nova Igreja, visto que a anterior não era mais suficiente para comportar os seus fiéis. Embalada pelo entusiasmo de alguns, nasceu, cresceu e se espalhou a ideia de fazer desta mais espaçosa igreja a sede da nova Paróquia a ser criada.
       Este desejo ficou guardado e foi mais acelerado, quando o Pe. Nedson Pereira de Assis, com seus dotes artísticos, caprichou mais ainda com aquele templo. Este foi o momento em que Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida acolheu com muito carinho os apelos pastorais que lhe foram relatados e, se não fosse o agravamento de sua enfermidade, o sonho que se tornou mais abrangente na comunidade, teria se concretizado. Para isto seu tempo foi breve, mas mesmo assim, já tinha estabelecido os limites territoriais da nova Paróquia e pensava no Pe. Edvaldo Antônio de Melo, então colaborador do Pe. Nedson, para ser o seu primeiro titular. Todo clima de uma nova sede já se criava com a experiência de uma casa mobiliada e escritório alugados à sua disposição. Com a saída do Pe. Edvaldo, a futura Paróquia contou com o mesmo carinho e dedicação do Pe. Anderson Eduardo de Paiva. 
     Três anos se passaram mas permaneceu a mesma aspiração. Em 2012, numa conversa com Dom Geraldo Lyrio Rocha, ele orientou para que se fizesse um requerimento em nome da comunidade com as justificativas necessárias. A resposta não tardou a vir, de modo que na festa de São João de 2013, na praça pública, foi anunciada pelo próprio Arcebispo a criação da tão esperada Paróquia. Em seguida recomendou que tal decisão fosse bem divulgada na forania e nas várias instâncias da Paróquia, a fim de que a ideia pudesse amadurecer e fossem colhidas as impressões, sugestões... da parte do povo.
       É neste período que ouvimos algumas sugestões para que fosse reativada a Paróquia N. Srª do Rosário de Cocais. Outros sugeriram que fosse São Judas, o padroeiro da nova Paróquia. A final o que pesou mais foi a vontade de respeitar as decisões de nosso saudoso Dom Luciano. Até o mapa por ele traçado foi conservado.
        Depois de exatamente um ano do anúncio da criação, na mesma praça, 24 de junho de 2014, se ouviu do nosso Arcebispo Dom Geraldo, o convite para a instalação da nova Paróquia e posse canônica do Pe. Ronaldo da Silva Miranda a realizar-se no dia 14 de julho de 2014, na Igreja São José.
       A recém-criada Paróquia tem uma área aproximada de 150.000 m² e uma população em torno de 15.000 Habitantes. Possui 11 comunidades que são as seguintes: 
     Em Cocais: Sede da antiga paróquia, distrito que possui uma melhor estrutura diante das outras comunidades. Santa Rita, Sant´Ana e Nossa senhora do Rosário.
       Em seus arredores temos as comunidades: São José do Brumadinho, Nossa Senhora da Piedade de Egas, Nossa Senhora Aparecida de três porteiras, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Boa Vista. 
        Comunidades urbanas: São Francisco, São Roque, São Judas Tadeu e São José Operário que é a sede.

Delimitação

Fica assim delimitado o território da nova Paróquia: na área urbana, a divisa com a Paróquia de São João Batista se estabelece tomando como referência o trevo principal de acesso à cidade de Barão de Cocais, á esquerda passando pela antiga estrada de ferro até a Praça Vicente Perez; depois da praça, segue à direita, pela Rua José dos Santos, e à esquerda o limite é o Bairro Irmãos Aleme; tomando como referência a Serra da Canastra , do lado direito do trevo a divisa com a Paróquia de São João Batista se faz numa linha imaginária subindo em direção às antenas de televisão e telefone, passando a 500 m dos Bairros Sagrada Família e Vila Regina, pertencentes à paróquia mãe até divisa com Santa Barbara. Na área rural, o limite é a Serra do Garimpo com a Serra do Espinhaço, fazendo divisa, ao norte, com o município de Caeté e, através do Rio João Congo até o trevo da BR 381̸262, com o município de Bom Jesus do Amparo; logo depois do trevo, faz divisa, a leste, com o município de São Gonçalo do Rio Abaixo, tendo como referência a Serra do Tamanduá, continuando até o Morro Tanque Açu, onde, ao sul, encontra-se a divisa com o município de Santa Bárbara. A divisa com Santa Barbara se faz com o Curato Nossa Senhora das Graças tendo como referência a linha imaginária que passa pelo viaduto da rodovia que liga Barão de Cocais a Santa Bárbara. 

É com muita alegria e expectativa que todos estão se preparando para este grande dia, quando estaremos acolhendo o Pe. Ronaldo da Silva Miranda a quem desejamos um feliz pastoreio.

***************************************************
CONVITE

       A Paróquia de São João Batista de Barão de Cocais tem a grata satisfação de convidar o estimado povo de Deus e os queridos irmãos no Sacerdócio para a Cerimônia de instalação da nova Paróquia nesta cidade e acolhida do Pe. Ronaldo da Silva Miranda na Igreja São José no dia 14 de julho de 2014(segunda-feira)às 19:30 horas


       Contamos com a sua enriquecedora presença e pedimos que 
seja confirmada pelo fone 31- 38371766 


Atenciosamente:
Diác. José Apolinário Santos Filho
Pe. Luiz Faustino dos Santos
Pe. Sena

******