Praça Mons. Gerardo,12 - Centro MG - CEP. 35.970-000 - Tel. (031)3837-1766 - Arquidiocese de Mariana.
Pesquisar este blog
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Província Eclesiástica de Mariana celebra os 50 anos da Sacrosanctum Concilium
O salão do Seminário São José ficou lotado para a palestra de Dom Geraldo sobre a Sacrosanctum Concilium
Uma missa na capela do Seminário São José, em Mariana (MG), no dia 3 de dezembro, presidida pelo arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, marcou as comemorações dos 50 anos de promulgação da Constituição Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia. As comemorações foram organizadas pela Comissões de liturgia da Província Eclesiástica de Mariana, composta pelas dioceses de Caratinga, Governador Valadares, Itabira-Coronel Fabriciano e a Arquidiocese de Mariana.
Dom Geraldo proferiu também a palestra “50 Aniversário da Sacrosanctum Concilium: avanços, desafios e perspectivas para a pastoral litúrgica no Brasil”, acompanhada por 140 pessoas, entre as quais representantes da Província, estudantes de teologia, agentes da pastoral litúrgica e sacerdotes. A Sacrosanctum Concilium foi a primeira constituição aprovada pelo Concílio Vaticano II, no dia 4 de dezembro de 1963.
Dom Geraldo durante sua palestra sobre a SC
“O serviço litúrgico tem, por si mesmo, um valor evangelizador que a Nova Evangelização deve situar em lugar de grande destaque. Na liturgia Cristo Salvador se faz presente hoje. A liturgia é o anúncio e realização dos feitos salvíficos (cf. SC 6) que nos chegam a tocar sacramentalmente; por isso, convoca, celebra e envia. Sustenta o compromisso social enquanto orienta os fiéis a assumir sua responsabilidade na construção do Reino. A celebração não pode ser algo separado ou paralelo à vida”, disse o arcebispo.
Segundo dom Geraldo, é essencialmente pela liturgia que o Evangelho penetra no coração das culturas. “Por isso, as formas de celebração litúrgica devem ser aptas para expressar o mistério que se celebra e, por sua vez, ser claras e inteligíveis” (cf. SD 35), acrescentou.
O coordenador arquidiocesano de liturgia, padre Geraldo Buziani, destacou a importância da palestra de dom Geraldo. “A palavra do arcebispo foi rica em esclarecimentos e orientações tanto para os sacerdotes quanto para os leigos e leigas e também de suma importância para a caminhada litúrgica da província, uma vez que os participantes puderam refletir e aprofundar um pouco mais sobre as intuições mais importantes apontadas pela constituição”, disse.
No Centro Arquidiocesano de Pastoral as Comissões estudaram as fontes da renovação litúrgica com o padre Luís Claúdio
Dentre os pontos elencados por dom Geraldo, o coordenador destacou a inculturação, liturgia e piedade popular, ministérios, formação litúrgica, liturgia e catequese, pastoral litúrgica, a recuperação dos símbolos e sinais, o canto – a música – o silêncio e a dança, o espaço celebrativo, a importância do dia do Senhor, as missas na TV e as “missas show” e ars celebrandi.
As comemorações continuaram no dia 4 de dezembro, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, com encontro entre os membros das comissões de liturgia da Província Eclesiástica de Mariana. Padre Luis Cláudio Vieira falou aos participantes sobre as fontes da renovação litúrgica da Constituição Sacrosanctum Concilium, apresentando um breve histórico da caminhada da Igreja no primeiro e no segundo milênio.