Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

È POSSÍVEL UM NOVO COMEÇO

Hoje, Deus nos dá a oportunidade de passarmos nossa vida a limpo e purificarmos nossas lembranças daquilo que foi o ano anterior, mergulhando-a na misericórdia de Deus. 
Deus quer curar o nosso coração de todos os desencontros, erros e pecados com a graça de Seu perdão. Ao mesmo tempo, temos a chance de deixar de lado tudo o que nos atrapalha, abandonando os rancores e ressentimentos, perdoando as pessoas que nos feriram. 

"Não vos lembreis mais dos acontecimentos de outrora, não recordeis mais as coisas antigas, porque eis que vou fazer obra nova, a qual já surge: não a vedes?" (Is 43, 18). 
"Senhor vem nos dizer: "Vou renovar o teu ânimo e tua vida"


Quando a Sagrada Escritura nos diz para não nos lembrarmos dos "acontecimentos de outrora", não se trata realmente de esquecer, mas de não vivermos como escravos dos acontecimentos que, agora, não existem mais. Devemos ficar com o que foi bom e tirar proveito até mesmo dos erros cometidos para o nosso crescimento e amadurecimento. Trata-se, na verdade, de uma nova chance de recomeçar e de nascer de novo pela graça de Deus.

É possível uma vida nova. É possível um novo começo neste exato momento, porque Deus está conosco, porque Jesus está vivo e nos dá a Sua força para recomeçar. A diferença está justamente aqui: se antes vivíamos contando apenas com as nossas energias, podemos recomeçar agora pelo "poder de Deus", "pela força do Alto", que é o Espírito Santo. É dessa certeza que brota a nossa esperança. 

É ano novo! É tempo de esperança! O que era velho ficou para trás. É o Senhor, portanto, quem nos diz: "Levanta, meu filho! Chegou o momento. Vou restabelecê-lo, vou renovar o seu ânimo e sua vida. Coragem! 

Desejo, de todo o meu coração, que este novo ano seja para você e para toda a sua família um tempo de muita graça de Deus, um tempo de esperança e renovação. 


Feliz Ano Novo!

Semana Vocacional começa no dia 3 de janeiro


Começa no próximo dia 3 de janeiro a Semana Vocacional que seleciona os jovens que querem ser padres na Arquidiocese de Mariana. Tanto jovens que cursam Ensino Médio quanto os que já o concluíram podem participar do encontro, que termina no dia 8 de janeiro. Os primeiros são acolhidos na Casa do Propedêutico, em Barbacena. Já os que cursam Ensino Médio participam da Semana no Instituto de Filosofia, em Mariana.
 “A Semana Vocacional é importante por ser a primeira oportunidade de o jovem conhecer a estrutura formativa do Seminário de Mariana e, após conhecê-la, dizer, com mais convicção, o seu sim ao chamado de Deus”, explica o reitor do Seminário São José, Côn. Lauro Versiani Barbosa.

Para participar da Semana Vocacional é preciso que o candidato seja apresentado pelo pároco.  Contatos também podem ser feitos diretamente com o Seminário. Em Barbacena, falar com pe. Luiz Paixão: (32) 3332-7959; e-mail: pelpaixao@yahoo.com.br); em Mariana: Pe. Edvaldo de Melo: (31) 3557-1241; E-mail: edvaldoantonio87@gmail.com.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

HORÁRIOS DE MISSA NO FINAL DE ANO


No dia 31 de dezembro terça-feira
As 19:30 hs:  em Cocais.
As 20:00 hs. no Santuário e na Igreja São  José

ANO NOVO
No dia Primeiro de  Janeiro de 2014 quarta-feira

7 e ás 19:30 horas no Santuário.

 DIA DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS

Ano Novo já está batendo em nossa porta

FELICIDADES PARA TODOS

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Papa Francisco: Natal de Jesus, festa da confiança e da esperança!

Papa Francisco
Na audiência geral da última quarta-feira, 18, na praça São Pedro, em Roma, o papa Francisco falou do natal de Jesus como festa da confiança e da esperança. Veja, abaixo, a íntegra de sua mensagem.

Estimados irmãos e irmãs, bom dia!

Este nosso encontro realiza-se no clima espiritual do Advento, que se tornou ainda mais intenso graças à Novena do Santo Natal, que estamos a viver nestes dias e que nos conduz às festividades natalícias. Por isso, hoje gostaria de meditar convosco sobre o Natal de Jesus, festa da confiança e da esperança, que supera a incerteza e o pessimismo. E a razão da nossa esperança é a seguinte: Deus está ao nosso lado, Deus ainda confia em nós! Mas pensai bem nisto: Deus está ao nosso lado, Deus ainda confia em nós! Este Deus Pai é generoso! Ele vem habitar com os homens, escolhe a terra como a sua morada para estar ao lado do homem e para se encontrar lá onde o homem transcorre os seus dias na alegria ou na dor. Portanto, a terra já não é só um «vale de lágrimas», mas o lugar onde o próprio Deus construiu a sua tenda, o lugar do encontro de Deus com o homem, da solidariedade de Deus para com os homens.

Deus quis compartilhar a nossa condição humana, a ponto de se fazer um só conosco na pessoa de Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Contudo, existe algo ainda mais surpreendente. A presença de Deus no meio da humanidade não se concretizou num mundo ideal, idílico, mas neste mundo real, marcado por muitas situações boas e más, caracterizado por divisões, maldade, pobreza, prepotências e guerras. Ele quis habitar na nossa história como ela é, com todo o peso dos seus limites e dos seus dramas. Agindo deste modo, demonstrou de modo insuperável a sua inclinação misericordiosa e repleta de amor pelas criaturas humanas. Ele é Deus conosco; Jesus é Deus conosco. Vós acreditais nisto? Juntos, façamos esta profissão: Jesus é Deus conosco! Jesus é Deus conosco desde sempre e para sempre ao nosso lado nos sofrimentos e nas dores da história. O Natal de Jesus é a manifestação de que Deus se «alinhou» uma vez por todas da parte do homem, para nos salvar, para nos elevar da poeira das nossas misérias, das nossas dificuldades, dos nossos pecados.

É daqui que provém o grande «presente» do Menino de Belém: Ele traz-nos uma energia espiritual, uma energia que nos ajuda a não precipitar nas nossas dificuldades, nos nossos desesperos e nas nossas amarguras, porque se trata de uma energia que aquece e transforma o coração. Com efeito, o nascimento de Jesus traz-nos a bonita notícia de que somos amados imensa e singularmente por Deus, e de que Ele não só nos faz conhecer este amor, mas também no-lo concede, no-lo comunica!

Da contemplação jubilosa do mistério do Filho de Deus que nasceu para nós, podemos fazer duas considerações.

A primeira é que, se no Natal Deus se revela não como alguém que está no alto e que domina o universo, mas como Aquele que se abaixa, que desce sobre a terra pequenino e pobre, significa que para sermos semelhantes a Ele não devemos colocar-nos acima dos outros mas, ao contrário, abaixar-nos, pôr-nos ao seu serviço, tornar-nos pequeninos com os pequeninos, pobres com os pobres. Mas é triste quando vemos um cristão que não quer humilhar-se, que não aceita servir. É triste quando o cristão se vangloria em toda a parte: ele não é cristão, mas pagão. O cristão serve, abaixa-se. Façamos com que estes nossos irmãos e irmãs nunca se sintam sozinhos!

A segunda consideração: se, através de Jesus, Deus se comprometeu com o homem a ponto de se tornar como um de nós, quer dizer que tudo o que fizermos a um irmão ou a uma irmã, a Ele o fazemos. Foi o próprio Jesus quem no-lo recordou: quem alimenta, acolhe, visita e ama um destes mais pequeninos e mais pobres entre os homens, ao Filho de Deus que o faz.

Confiemo-nos a Deus, à intercessão maternal de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, a fim de que nos ajude neste Santo Natal, já iminente, a reconhecer no rosto do nosso próximo, especialmente das pessoas mais frágeis e marginalizadas, a imagem do Filho de Deus que se fez homem.

Saudações

Amados peregrinos de língua portuguesa, a minha cordial saudação para todos, em particular para os fiéis brasileiros de Chapecó, com votos de um santo Natal repleto de consolações e graças do Deus Menino. Nos vossos corações, famílias e comunidades, resplandeça a luz do Salvador, que nos revela o Rosto terno e misericordioso do Pai do Céu. Ele vos abençoe com um Ano Novo sereno e feliz!

Dirijo uma saudação especial aos jovens, aos doentes e aos recém-casados. Estimados jovens, de maneira especial vós, membros dos vários grupos de escoteiros, aproximai-vos do mistério de Belém com os mesmos sentimentos de fé e de humildade que tinha Maria. Vós, amados doentes, encontrai no presépio aquele júbilo e aquela paz íntima que Jesus vem trazer ao mundo. E vós, queridos recém-casados, contemplai o exemplo da Sagrada Família de Nazaré, imitando as suas virtudes.

21 dezembro, 2013

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Província Eclesiástica de Mariana celebra os 50 anos da Sacrosanctum Concilium




O salão do Seminário São José ficou lotado para a palestra de Dom Geraldo sobre a Sacrosanctum Concilium

Uma missa na capela do Seminário São José, em Mariana (MG), no dia 3 de dezembro, presidida pelo arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, marcou as comemorações dos 50 anos de promulgação da Constituição Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia. As comemorações foram organizadas pela Comissões de liturgia da Província Eclesiástica de Mariana, composta pelas dioceses de Caratinga, Governador Valadares, Itabira-Coronel Fabriciano e a Arquidiocese de Mariana.

Dom Geraldo proferiu também a palestra “50 Aniversário da Sacrosanctum Concilium: avanços, desafios e perspectivas para a pastoral litúrgica no Brasil”, acompanhada por 140 pessoas, entre as quais representantes da Província, estudantes de teologia, agentes da pastoral litúrgica e sacerdotes. A Sacrosanctum Concilium foi a primeira constituição aprovada pelo Concílio Vaticano II, no dia 4 de dezembro de 1963.



Dom Geraldo durante sua palestra sobre a SC

“O serviço litúrgico tem, por si mesmo, um valor evangelizador que a Nova Evangelização deve situar em lugar de grande destaque. Na liturgia Cristo Salvador se faz presente hoje. A liturgia é o anúncio e realização dos feitos salvíficos (cf. SC 6) que nos chegam a tocar sacramentalmente; por isso, convoca, celebra e envia. Sustenta o compromisso social enquanto orienta os fiéis a assumir sua responsabilidade na construção do Reino. A celebração não pode ser algo separado ou paralelo à vida”, disse o arcebispo.

Segundo dom Geraldo, é essencialmente pela liturgia que o Evangelho penetra no coração das culturas. “Por isso, as formas de celebração litúrgica devem ser aptas para expressar o mistério que se celebra e, por sua vez, ser claras e inteligíveis” (cf. SD 35), acrescentou.

O coordenador arquidiocesano de liturgia, padre Geraldo Buziani, destacou a importância da palestra de dom Geraldo. “A palavra do arcebispo foi rica em esclarecimentos e orientações tanto para os sacerdotes quanto para os leigos e leigas e também de suma importância para a caminhada litúrgica da província, uma vez que os participantes puderam refletir e aprofundar um pouco mais sobre as intuições mais importantes apontadas pela constituição”, disse.



No Centro Arquidiocesano de Pastoral as Comissões estudaram as fontes da renovação litúrgica com o padre Luís Claúdio

Dentre os pontos elencados por dom Geraldo, o coordenador destacou a inculturação, liturgia e piedade popular, ministérios, formação litúrgica, liturgia e catequese, pastoral litúrgica, a recuperação dos símbolos e sinais, o canto – a música – o silêncio e a dança, o espaço celebrativo, a importância do dia do Senhor, as missas na TV e as “missas show” e ars celebrandi.

As comemorações continuaram no dia 4 de dezembro, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, com encontro entre os membros das comissões de liturgia da Província Eclesiástica de Mariana. Padre Luis Cláudio Vieira falou aos participantes sobre as fontes da renovação litúrgica da Constituição Sacrosanctum Concilium, apresentando um breve histórico da caminhada da Igreja no primeiro e no segundo milênio.

Dia 17 de dezembro, dia importante...

Papa Francisco

O Papa Francisco está fazendo aniversário nesta terça-feira.
A Ele nossas orações e nossos abraços de parabéns com votos de muitos anos de vida e saúde para continuar fazendo tão bem à nossa Igreja. Ele que tem nos dados tanto testemunhos bonitos que nos anima na caminhada e nos deixa muito felizes.
P a r a b é n s! 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Como está suas Mãos?


Veja as mãos de quem doa seu trabalho, sua oferta, seu tempo em favor de outros e para o Reino de Deus. Nunca ficam vazias. Deus sempre as repoem

Três anos de caminhada

Agradeço a todos que me ajudaram nestes três anos de minha caminhada, especialmente a esta paróquia de São João Batista. Rezo e agradeço pela vida de cada paroquiano que contribuiu pela minha formação.... A vocês o meu mais profundo e sincero agradecimento e votos de um Santo e Feliz Natal, e um ano novo repleto de paz e muita alegria, que a cada dia possam sentir o Cristo renascendo em vossos corações. MUITO OBRIGADO!!!
Johny Sales

O Natal é um acontecimento

O Natal não é apenas uma data. O Natal não é pura e simplesmente uma lembrança. O Natal é um acontecimento quando renovamos em nossas vidas a presença d’Aquele que nasceu para a nossa salvação: Jesus, o Cristo Senhor. Isso deve contagiar também as nossas famílias, nossos trabalhos, e nossa cidade.  ( Dom Irani)

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Frase do dia

"Recordemo-nos de que a fé não é propriedade exclusiva nossa, mas deve ser partilhada. 
Todo o cristão é um apóstolo." (Papa Francisco)

Contagem regressiva para inicio a novena do Natal

 Muitas famílias já estão se preparando para receberem vizinhos e amigos em suas casas na intenção de refletirem sobre o nascimento de Jesus menino.
Desejamos a todos uma boa novena e muitas alegrias neste tempo natalino.

Datas e locais que acontecerão as celebrações da Crisma em 2014 na paróquia de São João Batista

Dia primeiro de fevereiro = No Santuário
08 de fevereiro = Na comunidade do Leão XIII
22 de fevereiro = comunidade do Rosário
15 de fevereiro = comunidade São José

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Frase do dia

"A fé não é algo para se entender, é um estado para se transformar."

"O exemplo de Mandela inspire as novas gerações" diz Papa Francisco



O papa Francisco escreveu na manhã desta sexta-feira, 06, ao presidente da República Sul-Africana, Jacob Zuma, uma mensagem expressando seu pesar pela morte do líder e símbolo da luta anti-racista Nelson Mandela.
A seguir, a íntegra da mensagem.
“Soube com tristeza da morte do ex-presidente Nelson Mandela e envio minhas preces e condolências à família Mandela, aos membros do Governo e a todo o povo da África do Sul. Encomendando a alma do falecido às infinitas bênçãos de Deus, peço ao Senhor que console e apoie todos os que choram por esta perda. Louvo o firme compromisso demonstrado por Nelson Mandela ao promover a dignidade humana de todos os cidadãos da nação e forjar uma nova África do Sul, construída sobre os alicerces firmes da não-violência, da reconciliação e da verdade. Rezo para que o exemplo do ex-Presidente inspire as gerações da África do Sul a colocar a justiça e o bem comum no topo de suas aspirações políticas. Com estes sentimentos, invoco sobre todos os povos da África do Sul os dons divinos da paz e prosperidade”.

Papa Francisco

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Formatura

No dia 10 de dezembro às 19h.30min, na Capela do Colégio Imaculada Conceição de Barbacena acontecerá a missa em ação de graças pela conclusão do Ensino Médio. Nesta turma está incluído nosso amigo  Johny Sales.
A  ele e a seus colegas os  nossos parabéns.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

SJBSANTUARIO@GMAIL.COM

Envie notícias de sua pastoral pelo e-mail acima

Bolívia será a sede do próximo Congresso Missionário Americano em 2018

Missa de encerramento do CAM4-Comla9, na praça da Basílica de Nossa Senhora de Chiquinquirá, em Maracaibo, na Venezuela
Missa de encerramento do CAM4-Comla9, na praça da Basílica de Nossa Senhora de Chiquinquirá, em Maracaibo, na Venezuela
Os três mil participantes do 4º Congresso Americano Missionário (CAM 4- Comla 9) receberam com entusiasmo e muita alegria o anúncio de que a cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, será sede do próximo Congresso, em 2018. O esperado anúncio foi feito pelo arcebispo de Maracaibo, dom Ubaldo Santana, no final da missa que presidiu na tarde deste sábado, 27, encerrando o 4º CAM, na praça da Basílica de Nossa Senhora de Chiquinquirá.
Durante a missa, o arcebispo convocou a multidão presente na praça a ser missionários e profetas da esperança. “Com este Congresso, que aconteceu nesta cidade, queremos dar novo impulso à missão continental. O Advento alimenta em nós a virtude da esperança. É isso que devemos levar no nosso kit de retorno: somos missionários da esperança”, disse. “Somos chamados a fortalecer nossa esperança e superar todo pessimismo. Devemos voltar mais decididos que nunca a anunciar Jesus Cristo”, acrescentou.
Dom Ubaldo afirmou que a despedida do CAM 4 – Comla 9 deve significar novo envio para a missão e insistiu na responsabilidade do continente americano com a evangelização do mundo. “A Igreja da América tem a responsabilidade de levar sua fé até o fim do mundo. Não tenhamos a tentação de parar diante das dificuldades”. Para ele, a Igreja se renova e se fortalece, “enviando para evangelizar”.
Recordando o tempo litúrgico do Advento, iniciado pela Igreja neste domingo, dom Ubaldo destacou a necessidade dos cristãos estarem atentos e vigilantes para cumprir sua missão. “Vigiar é viver em permanente estado de serviço ao outro”, disse. “O evangelho não é um tranquilizante, mas força renovadora”.
Inspirado na palavra do profeta Isaias proclamada na liturgia, o arcebispo da “Terra do sol amada” condenou o uso de armas nucleares e conclamou os cristãos a lutarem pela paz, “As armas nucleares são mais mortíferas que as anunciadas pelo profeta Isaías. Empreguemos os recursos da tecnologia e da ciência hoje para o progresso da paz e não para a destruição de uns e de outros. Somos enviados a construir novas arcas da paz”, disse sob os aplausos da multidão.
A delegação brasileira participou ativamente da missa de encerramento do CAM4
A delegação brasileira participou ativamente da missa de encerramento do CAM4
Segundo o arcebispo, todo encontro com Jesus Cristo tem caráter missionário. “Esta praça se torna cenáculo de Pentecostes onde a Igreja recebe a força do Senhor para sair e anunciar o Evangelho. A Igreja se renova e se fortalece, enviando para evangelizar”, acentuou.
A missa foi marcada pelo entusiasmo dos missionários que, cantando, batendo palmas, dançando e agitando as bandeiras de seus países, contagiaram os outros fiéis que também participam da celebração. Em vários momentos, o rito foi rezado em mais de uma língua como as leituras, as preces da comunidade e a oração do Pai Nosso. A procissão do ofertório também destacou a diversidade das culturas que, nesses cinco dias conviveram de maneira intensa durante o Congresso Missionário.
Envio
A multidão se emocionou ainda com o envio de dez missionários para diversas partes: Moçambique (5), México (1), Nicarágua (1), Angola (1), Guatemala (1) e comunidade indígena na Amazônia venezuelana (1). Entre os enviados estão quatro leigos, três padres, duas religiosas e um diácono. A Venezuela é o país que está enviando mais missionários: sete. Os outros são um da Argentina, um do Equador e um de El Salvador. Cada um dos enviados recebeu do bispo uma cruz, símbolo da missão. “Recebe este símbolo do amor de Cristo e de nossa fé. Pregue o Cristo e Cristo crucificado”, dizia o bispo ao entregar a cruz a cada missionário.
Agradecimentos
Uma grande lista citando todos os grupos, instituições e organizações que ajudaram na promoção e realização do CAM 4-Comla 9 foi lida no final da missa pelo secretário geral do Congresso, padre Andrea Bignotti, que é também diretor das Pontifícias Obras Missionárias da Venezuela.
O destaque, no entanto, ficou para as famílias que hospedaram os missionários. Ao serem citadas, aplausos sem fim, acompanhados de gritos de alegria, tomaram conta da praça. O mesmo ocorreu quando foi lembrado também o trabalho dos mais de mil voluntários.
Fonte: POM

Mensagem final do Congresso indica orientações pastorais para a missão

Leitura da mensagem final em espanhol, inglês, francês e português
Leitura da mensagem final em espanhol, inglês, francês e português
Em mensagem final divulgada na tarde desta sexta-feira, 29, o 4º Congresso Americano Missionário (CAM 4 – Comla 9) indicou cinco orientações pastorais a serem assumidas nas comunidades eclesiais. Dizem respeito ao discipulado missionário, conversão, secularização, pluriculturalidade e missão Ad Gentes, temas abordadas pelas conferências e fóruns que marcaram o Congresso desde seu início, na última terça-feira, 26, em Maracaibo (Venezuela).
Para a missão Ad Gentes, o Congresso pede às Conferências Episcopais das Américas que, nos próximos cinco anos, assumam um lugar de missão para o qual devem enviar religiosos, religiosas, sacerdotes e leigos. “Para isso devem promover a formação sobre a Missão universal para todos os agentes pastorais”, diz a mensagem. “Isso exigirá a criação de estruturas econômicas que permitam enviar e receber missionários”, acrescenta o texto lido em quatro idiomas: espanhol, inglês, francês e português.
Quanto à pluriculturalidade, o Congresso orienta que seja promovida a interculturalidade “através de uma aproximação respeitosa da diversidade, que iluminada com o evangelho nos leve a promover ações pastorais libertadoras, descolonizadoras, com enfoque de direito e pertença cultural, revitalizando por meio da liturgia inculturada, a formação de agentes pastorais e o compromisso apostólico com a realidade social, política, econômica e cultural o anúncio do evangelho em comunidades excluídas, empobrecidas e marginalizadas. Para que nossos povos indígenas, afros e culturalmente emergentes tenham vida e vida em abundância”.
Sobre a secularizaçao, a mensagem aponta para sugere mudança de atitude e de mentalidade “em todas as estruturas humanas”; “um novo olhar das relações: evangelização com rosto humano, incluindo diálogo e respeito com os governantes e sociedades para promover e incidir pelo desenvolvimento humano, no campo e na cidade, em todo o âmbito da vida política, econômica, social, cultural e ecológica”. Para isso, diz a mensagem, é necessário priorizar a formação “em todas as estruturas eclesiais e sociais”.
A quarta orientação assumida fala da conversão eclesial em todos os níveis “a partir da escuta da Palavra que nos leve a uma comunhão eclesial que promova uma pastoral profética, que denuncie a injustiça”.
Já sobre o discipulado missionário, a mensagem diz: “nós nos propomos a agradecer e expressar o melhor que nos pode acontecer na vida, o ter encontrado Jesus Cristo, fazendo-nos discípulos missionários e renovando o compromisso e a alegria de torná-lo conhecido”.
O Congresso, que reúne 3.500 pessoas de 24 países, continua neste sábado com os missionários fazendo missão nas paróquias que os acolheram. A missa de encerramento do Congresso será às 17h, na praça da Basílica de Nossa Senhora de Chiquinquirá.
Fonte: POM

domingo, 1 de dezembro de 2013

CPP

Na sexta-feira dia 29 aconteceu mais uma reunião do Conselho de Pastoral Paroquial.
Agradecemos as pessoas que marcaram presença.

Formação Litúrgica.

Aconteceu no sábado dia 30/11 mais um encontro de formação Litúrgica.
Desta vez, com a orientação da Socorro e Elenice que vieram de Mariana para nos ajudar aprofundar mais neste assunto.
Estavam presentes aproximadamente 75 pessoas.  Apesar de muita chuva estas pessoas não desanimaram e marcaram presença.
A todos,  os nossos agradecimentos com votos de muito exôdo nos trabalhos da comunidade.