Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Avisos

*Nos dias 16 e 17 de fevereiro, 2º e 3º feira de Carnaval, teremos um Retiro na Comunidade Agua Limpa. Temos apenas 20 vagas. Quem desejar participar faça sua inscrição no Escritório Paroquial São João Batista.
Menores de 16 anos só acompanhado pelos pais, ou, pelo menos, um deles. Inscrição até dia 10 próximo.


Reuniões desta Semana no Salão Paroquial:
Dia 03 – terça-feira - 17h Pastoral Carcerária
Dia 04 – quarta- 15h Pastoral da Criança
Dia 05 – Quinta-feira - 19h30 Pastoral Promoção Humana
Dia 07- Sábado - 08h – Reunião com as catequistas de Crisma


* Nesta terça-feira ás 19h30, teremos um encontro com todos os pais que tem os filhos que frequentam a catequese. Este encontro acontecerá nos setores.

* A Família Querubins informa: Encontram-se abertas as inscrições para os cursos de violão, teclado, violoncelo, violino e canto coral. Informações: Rosalina e Elzinha.


* Celebração de Benção das Velas:
Segunda-feira ás 07h no Santuário.
* Benção da Garganta:
Terça Feira ás 07h - Santuário
19h30 – São Miguel, Rosário e Santuário.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Avisos

- Inscrições abertas para a Preparação para o Sacramento do Batismo. Dias 26 e 27 de 14h ás 17h nas comunidades: Centro, Rosário, São Miguel e Santo Antônio. Os interessados procurar a comunidade mais próxima levando documento de identidade.

- Reunião todos os coordenadores de catequese.
Dia 01/02 - Domingo, ás 08h no Salão paroquial.


- Encontro com todos os pais que tem seu filho(a) na catequese:
Terça-feira dia 03/01 ás 19h30 nos setores: Matriz, Rosário e Nossa Senhora Perpétuo Socorro. Sua presença é muito importante na caminhada de fé do seu filho(a)

- Reunião com todos os Catequistas de Crisma.
Dia 07/02 - Sábado
Horário e Local: 08h no Salão Paroquial


- Estaremos organizando caravana para a Ordenação Diaconal de Rodrigo dia 07/02 ás 10h na Catedral em Mariana. Os interessados procurar Gregório da Irmandade.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

“É a expressão do seu compromisso com os jovens”, diz padre Wander Torres sobre Carta do Papa aos Jovens em Manaus

Papa no ENPJ
A Pastoral da Juventude recebeu nesta quarta-feira, dia 21, uma carta do Papa Francisco, dirigida a todos os jovens participantes do XI Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, que está acontecendo em Manaus desde o dia 18 de janeiro. A carta foi lida pela secretária nacional da PJ, Aline Ogliari e pelo assessor nacional, Alberto Chamorro. “Foi um momento de muita emoção durante o encontro. Após a leitura da carta, os jovens aplaudiram de pé esse gesto tão carinhoso e atencioso do Santo Padre. É uma bela carta, expressão do seu compromisso com os jovens”, relata o assessor da Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Mariana, padre Wander Torres, que participa do encontro como assessor da mesa temática “Redescobrir a Alegria do Evangelho”. O encontro vai até domingo, dia 25.
Wandinho na PJ
22 janeiro, 2015

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Papa Francisco pede que jovens filipinos sejam corajosos


Integridade, solicitude e cuidado foram as três palavras enfatizadas pelo papa Francisco em encontro com jovens, no domingo, 18, na Universidade São Tomás de Manila, nas Filipinas. Na reflexão, o papa convidou a juventude filipina a aceitar os desafios mantendo as convicções, defender o meio ambiente e dar atenção aos mais necessitados.

Sobre a integridade, Francisco instigou os jovens a não se deterem ao sentido negativo da palavra, exatamente porque “pode ser desafiada por interesses egoístas, pela ganância, pela desonestidade ou pela intenção de manipular os outros”.

No diálogo com a juventude, o papa disse que o “desafio” pode ser visto como convite a ser corajoso, a dar testemunho profético da própria fé e de tudo que se crê e considera sagrado. “Neste sentido, o desafio da integridade é algo com que vocês precisam se confrontar nestes tempos e nas suas vidas”, recordou Francisco.

Defender a vida

Diante dos desastres ambientais que atingem o mundo, o papa alertou os jovens para a necessidade de proteger o meio ambiente. “Não apenas porque as Filipinas, mais do que outros países, corre o sério risco de ser afetada pelas mudanças climáticas, mas como cidadãos responsáveis e seguidores de Cristo”, explicou Francisco.

O papa disse, ainda, ser urgente o correto uso e gestão dos recursos naturais e, que os jovens devem contribuir para essas mudanças. “Vocês são o futuro das Filipinas, demonstrem interesse por tudo o que acontece na sua belíssima terra”.

Ao final da reflexão, Francisco pediu aos jovens o cuidado com os pobres e mais necessitados. “Cada um é chamado a estender a mão pessoalmente e servir nossos irmãos e irmãs mais necessitados. Há sempre alguém perto de nós que está em necessidade: material, psicológica ou espiritual. O maior presente que podemos dar é nossa amizade, a nossa ternura e zelo, nosso amor por Cristo”, concluiu o papa.

CNBB com informações e foto do News.va

19 janeiro, 2015

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Arquidiocese de Mariana terá novos diáconos já em fevereiro

Ordenação Diaconal
A Arquidiocese de Mariana ganhará três novos diáconos no próximo dia 7 de fevereiro. Eles serão ordenados pelo arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, durante a Celebração na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção – em Mariana – MG. A celebração acontecerá às 10 horas.
Serão ordenados os acólitos Gilmar Lopes da Silva (Viçosa), Rodrigo Marcos Ferreira (Dom Silvério) e Vanderlei Gomes Guimarães (Viçosa).
13 janeiro, 2015

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Jovens de toda a Arquidiocese participam da Semana Vocacional 2015

Semana Vocacional - Mariana (1)
Trinta e oito jovens participam nas cidades de Barbacena e Mariana, da primeira Semana Vocacional de 2015. São jovens que vieram de todas as regiões da Arquidiocese, com o objetivo de participar de dinâmicas, momentos celebrativos e de oração, que contaram com a presença do Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha, além de conversas com padres e psicólogos no intuito de discernir sobre o chamado à vocação sacerdotal. “Este é o momento em que promovemos um processo muito sério conduzido pelos padres e psicólogos que ajudam os nossos adolescentes e jovens a procurarem no próprio coração a escuta ao chamado de Deus. Assim eles vão oferecendo as suas respostas, se de fato pretendem entrar no processo formativo, nas duas etapas da Semana Vocacional”, explica um dos coordenadores do processo, padre Euder Monteiro.
A Semana Vocacional teve início no dia 4 e segue até o próximo sábado dia 10 de janeiro. Segundo padre Euder, o processo é dividido em duas etapas. “Nós temos a Semana Vocacional em Mariana que é para a primeira etapa, que é a etapa do ensino médio, o que chamamos hoje de Grupo de Orientação Vocacional. Então os quinze jovens que estão aqui estão procurando o discernimento para assim entrarem no Grupo de Orientação Vocacional do ano de 2015, que é a primeira etapa do nosso seminário. Em Barbacena têm 23 jovens procurando responder a este chamado, mas para entrarem já na segunda etapa do seminário que é o Propedêutico. Aqueles que já têm o ensino médio e que então vão entrar nesta etapa do Propedêutico que é preparatória para o seminário maior”, afirma o padre.
Barbacena
Com o tema “Jovem – Cristo te ama, Cristo te espera”, a Semana Vocacional 2015 tem como motivação para este ano o convite que Jesus faz a todosSemana Vocacional - Barbacena (3) para segui-Lo, com coragem e generosidade. Em sua homilia no Seminário Bom Pastor, em Barbacena, o Padre Valter Magno, reitor do seminário, partilhou sua alegria em ver tantos jovens discernindo o chamado de Cristo: “Neste ano em que o nosso seminário completa 265 anos, a experiência da Semana Vocacional nos proporciona duas importantes reflexões: a primeira, uma gratidão a Deus que, na Sua infinita bondade, atende a prece dos que rezam pedindo operários para a messe; a segunda, a alegria de encontrar aqui jovens que, respondendo ao chamado de Jesus, dão continuidade à história do Seminário de Mariana”.
Aos jovens que querem participar deste processo, o padre Euder dá as orientações. “Aqueles que tem o desejo de responderem ao chamado de Deus à vocação sacerdotal podem procurar em suas paróquias mais informações acerca das datas que na nossa Arquidiocese são disponíveis para os encontros regionais. A Arquidiocese oferece, por meio do Serviço de Animação Vocacional, os encontros vocacionais em meados de setembro, que são nas regiões e o encontro no final do ano, em meados de novembro e dezembro, no qual temos a oportunidade de reunir todos os adolescentes em um grande encontro.  Por meio destas etapas dos encontros vocacionais, esses jovens e adolescentes vão conhecendo todo o processo para no próximo ano de 2016 participarem também da semana vocacional e oferecerem uma resposta  generosa ao chamado de Deus”, conclui.
8 janeiro, 2015

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

"Ajudar e escutar mais as mães", diz o Papa na catequese

Na primeira audiência geral do Papa Francisco em 2015, nesta quarta-feira, 7, o tema da catequese foi centrado no papel das mães na família, na sociedade e na Igreja.

Dando continuidade ao ciclo de catequeses sobre a Família, o Pontífice centrou sua atenção sobre a figura da Mãe, ressaltando a imagem da ‘Igreja-Mãe’ e citou o arcebispo Oscar Romero falando de ‘martírio materno’. Por causa do inverno, as audiências decorrem na Sala Paulo VI.

Recordando a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, celebrada no primeiro dia do ano, o Santo Padre afirmou que "é a Mãe de Jesus que depois de O ter gerado, apresenta o Filho ao mundo", e destacou o papel central das mães na vida familiar:

“Na família está a mãe. Cada pessoa humana deve a vida a uma mãe e quase sempre deve a ela muito da própria existência sucessiva, da formação humana e espiritual. A mãe, apesar de ser muito exaltada de um ponto de vista simbólico, é pouco escutada e pouco ajudada na vida cotidiana, pouco considerada no seu papel central na sociedade. Aliás, muitas vezes, aproveita-se da disponibilidade das mães para se sacrificarem pelos filhos, para se poupar nas despesas sociais", assinalou o Pontífice.

"A mãe, apesar de ser muito exaltada de um ponto de vista simbólico, é pouco escutada e pouco ajudada na vida cotidiana, pouco considerada no seu papel central na sociedade".
Segundo o Santo Padre, as mães são o maior antídoto contra o individualismo egoísta. “Indivíduo quer dizer que não se pode dividir. Ao contrário as mães dividem-se a partir de quando recebem um filho para dá-lo ao mundo” – recordou o Papa que citou o Arcebispo de San Salvador Oscar Romero que falava do ‘martírio materno’:

“Na homilia no funeral de um padre assassinado pelos esquadrões da morte, ele disse citando o Concílio Vaticano II: ‘Todos devemos estar dispostos a morrer pela nossa fé, mesmo que o Senhor não nos conceda esta honra... Dar a vida não significa só ser mortos; dar a vida, ter espírito de martírio, é dar no dever do silêncio, na oração, no cumprimento honesto do dever; naquele silêncio da vida cotidiana; dar a vida pouco a pouco! Sim, como uma mãe, que sem temor, com a simplicidade do martírio materno, concebe no seu seio um filho, dá-o à luz, amamenta-o, faz crescer e acode com afeto. É dar a vida. É martírio’. Sim ser mãe não significa só pôr no mundo um filho, mas é também uma escolha de vida, a escolha de dar a vida', sublinhou.

Francisco lembrou que até nas comunidades cristãs, as mães nem sempre são valorizadas. "Deveríamos compreender melhor sua luta cotidiana em serem eficientes no trabalho, atenciosas e carinhosas com a família; precisaríamos entender suas aspirações para expressar os frutos melhores e mais autênticos de sua emancipação", completou.

O Papa Francisco concluiu a sua catequese afirmando que a Igreja também é mãe e os cristãos não são “orfãos mas filhos da Igreja, de Nossa Senhora e das nossas mães”.

Ao final, o Santo Padre saudou também os peregrinos de língua portuguesa:
“Caros peregrinos de língua portuguesa, agradecido pelos votos e preces dirigidas a Deus por mim durante as festividades do Natal, de todo o coração desejo a todos um feliz Ano Novo, pedindo a Nossa Senhora, Mãe de Deus e da Igreja, que seja a estrela que protege a vida das vossas famílias. Que Deus vos abençoe!”
No final da audiência alguns membros do "Golden Circus di Liana Orfei" exibiram-se perante o Papa Francisco que se divertiu muito e que depois de os aplaudir encorajou-os a serem não apenas portadores do sorriso e mensageiros de solidariedade entre os povos e as nações, mas criadores de beleza.

O Papa Francisco deu a todos a sua benção.