Pesquisar este blog

sábado, 29 de março de 2014

Faculdade Arquidiocesana de Mariana ganha novo diretor

A Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM) ganhou um novo Diretor Geral. Padre Vander Sebastião Martins tomará posse no próximo dia 08 de abril, às 19h, no auditório da FAM. O atual diretor, Padre José Carlos dos Santos exerceu a função por quatro anos.
O novo Diretor Geral exercerá o seu mandato por um período de quatro anos, renováveis, tendo como colaboradores diretos o diretor acadêmico, Padre Edmar José da Silva, e o coordenador do curso de filosofia, Padre Edvaldo Antônio de Melo. A FAM convida a todos para a sessão solene de posse, que será presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha. Para confirmar presença ligue para (31) 3558-1439

Missa de acolhida do Pe. André em Acaiaca

Sexta dia 28 as 19 horas, Pe. André foi acolhido na Paróquia de São Gonçalo de Acaiaca.
Foi uma momento de agradecimentos, preces e de muitas alegrias para aquele povo que recebia o seu novo pastor. Ao Pe. André Quintão, os nossos agradecimentos pelo tempo que conviveu conosco em Barão de Cocais 
e nossas orações para que ele possa ser muito feliz nesta nova missão.veja fotos.












quarta-feira, 26 de março de 2014

NOMEAÇÕES E TRANSFERÊNCIAS

Depois de ouvir o Conselho Episcopal, o Senhor Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha nomeou Pe. Luiz Carlos Ferreira que, atualmente está na paróquia São Sebastião em Ponte Nova, para Paróquia do Bom Pastor, em Barbacena e membro da Equipe de Formadores do Curso Propedêutico; Pe. Wander Torres Costa atualmente está na Paróquia N. Senhora de Fátima em Viçosa para Paróquia de São Sebastião, em Ponte Nova; Pe. Afrânio Vieira de Almeida atualmente em Canãã, para Diretor Espiritual do Curso Propedêutico e Pe. Sérgio José da Silva, natural de Brumal e atualmente em Barbacena, para ser o Administrador Paroquial da Paróquia de Santo Antônio, em Canaã.

terça-feira, 25 de março de 2014

Convite Para Posse Canônica em Acaiaca

A Paróquia de São Gonçalo, em Acaiaca, convida a todos para participarem da Missa de acolhida de seu novo Pároco, o Rvmo. sr. Pe. André Quintão de Oliveira que será celebrada em sua Igreja Matriz, às 19h00, do dia 28 de Março de 2014. Contamos com a sua presença! Sejam todos bem vindos, especialmente, o nosso novo pároco o padre André.

Nos dias 15 e 16 de março foi um final de semana da Juventude.

Aconteceu um encontro com aproximadamente 100 jovens no Salão Paroquial. O encontro foi coordenado pelos jovens de Ipatinga que  falaram de suas experiências na caminhada missionária da Igreja e fizeram uma motivação aos Jovens participantes sobre o tema "Missão e Juventude". Sendo elas coordenadoras deste tema nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, aproveitaram desta ocasião para oferecer aos jovens um rico momento de formação.
 


segunda-feira, 24 de março de 2014

Projeto da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está pronto

Veja como a Igreja da Comunidade Leão XIII ficará depois de pronta.






Evangelho do Dia




Lc 4, 24-30 - Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 

Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho. 



***********************************
Santo do Dia

Santa Catarina da Suécia
24/03

Oração: (hoje especial para os casados)
Gloriosa Santa Catarina de Sena, concedei-nos de Deus viver em santidade o nosso casamento para que possamos ser testemunhas vivas de tão nobre sacramento. Que vejam o amor de Deus em nós, em nosso companheirismo, em nossa atenção um para com o outro, em nosso amor para com Deus. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Momentos de brincadeiras no Salão Paroquial por ocasião do carnaval



sábado, 22 de março de 2014

Neste Final de Semana, 22-23 de março, Acontece a Coleta em Favor das Vítimas da Enchente do Rio Madeira em Todas as Paróquia da Arquidiocese. Participe!

Neste final de semana, acontece em todas as Paróquias da Arquidiocese de Mariana a Coleta em favor da Arquidiocese de Porto Velho, para ajudar as vítimas da enchente do rio Madeira. Leia na íntegra a carta expedida a todo o clero da Arquidiocese, em nome de Dom Geraldo Lyrio Rocha, pelo Monsenhor Celso Murilo Souza Reis, Vigário Geral da Arquidiocese.

Coleta em favor das vítimas das enchentes em Porto Velho

Aos estimados presbíteros e diáconos e ao querido Povo de Deus da Arquidiocese de Mariana

Conforme tem sido amplamente noticiado pelos meios de comunicação, o estado de Rondônia é um dos que mais sofre as consequências da cheia recorde do rio Madeira, a qual criou uma situação de extrema penúria para a população, com a falta de água potável, alimentos, remédios e outros artigos de primeira necessidade.

Sensibilizado com a situação e tendo ouvido o Conselho Episcopal, o Sr. Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha decidiu dirigir um apelo às paróquias da Arquidiocese de Mariana no sentido de realizarem uma coleta em favor da Arquidiocese de Porto Velho, para ajudar especialmente as comunidades assistidas pelo Pe. João Paulo da Silva, missionário de nossa Igreja particular que atua naquela área.

A referida coleta seja feita nas celebrações do terceiro domingo da Quaresma, nos dias 22 e 23 de março de 2014, e o valor arrecadado, imediatamente encaminhado à Cúria Metropolitana, através da conta: Arquidiocese de Mariana-coletas. Banco do Brasil. N. 16.338-4. Agência 2279-9. Não se deve esperar a prestação de contas mensal para realizar o repasse, pois se trata de uma situação de emergência.

Pede-se aos padres, diáconos e lideranças leigas que divulguem o mais possível a realização dessa coleta nas próximas celebrações e nos vários meios de comunicação social, mobilizando a todos para esse gesto de partilha, solidariedade e compromisso missionário.

Antecipamos os agradecimentos pelo apoio a essa iniciativa, pedindo a Deus que recompense a generosidade de todos os doadores.

Mariana, 12 de março de 2014

Mons. Celso Murilo Sousa Reis

Vigário Geral




quinta-feira, 20 de março de 2014

Padres e diáconos da arquidiocese de Mariana enviam carta às comunidades


D. Geraldo, no encerramento do 24º Encontro Arquidiocesano de Presbíteros e Diáconos


D. Geraldo, no encerramento do 24º Encontro Arquidiocesano de Presbíteros e Diáconos

Foi aprovada na manhã desta quinta-feira, 20, a carta que os padres e diáconos da arquidiocese de Mariana enviarão aos cristãos leigos e leigos das comunidades da arquidiocese. No texto, o clero enumera quatro valores que devem marcar a vida dos cristãos: a esperança, a espiritualidade, a misericórdia e a alegria.

“De nossas reflexões, orações e estudo emergiu, dentre outras coisas, a convicção de que a esperança, a misericórdia, a espiritualidade e a alegria devem se constituir em pilares de nossa vida e ministério. É isso que compartilhamos com vocês nessa mensagem que nasce do nosso coração de pastores”, diz a Carta.

Os padres e diáconos finalizam a Carta com uma prece e um pedido. “Ao Cristo suplicamos insistentemente que os anime na esperança, fortaleça-os na misericórdia, sustente sua espiritualidade e os mantenha sempre alegres. A vocês um pedido: conosco‘estejam sempre prontos para dar a razão de sua esperança a todo aquele que a pedir’”.

Suplente para representante de presbíteros
Foi divulgado também o resultado da eleição do suplente para representante de presbíteros. Com 59 votos foi eleito, em terceiro escrutínio, o padre Edmárcio Moreira Gomes, pároco da paróquia São Pedro, em São Pedro dos Ferros. Ele sucede o padre José Geraldo da Silva, o padre Juquinha, que renunciou à função.

Opção pelos pobres

Na última missa do 24º encontro de presbíteros e diáconos da arquidiocese de Mariana, que termina ao meio dia desta quinta-feira, 20, o arcebispo dom Geraldo Lyrio Rocha, questionou os participantes sobre a opção pelos pobres.

“De que lado está a Igreja? De que lado estamos nós? Participando do banquete dos grandes, fartando-nos com os ricos, ou do lado dos pobres, curando-lhes as feridas, ajudando os Lázaros para que caminhem com as próprias pernas?, indagou o arcebispo ao refletir sobre o evangelho proclamado.

Segundo dom Geraldo, a arquidiocese de Mariana tem uma herança que não pode ser esquecida que são “a vida e o testemunho de dom Luciano”. Ele cobrou mais presença das pastorais sociais na arquidiocese. “Ainda temos muita dificuldade com a pastoral carcerária, da sobriedade, da saúde, da criança e do menor, dos idosos”, disse.

A missa homenageou o padre Rogêrio Venâncio que, em junho, completa 50 anos de ministério presbiteral, e os padres Tarcísio Sebastião Moreira e Roberto Bruno, que comemoram 25 anos de ordenação.
20 março, 2014

Carta aos cristãos leigos e leigas que estão nas comunidades da Arquidiocese de Mariana



Aos irmãos e irmãs das comunidades que formam a Igreja Particular de Mariana, “amados de Deus e santos por vocação: graça e paz da parte de Deus, nosso Pai e de Nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 1,7).

Nós, presbíteros e diáconos da Arquidiocese de Mariana, reunidos com nosso arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, em Cachoeira do Campo, de 17 a 20 de março de 2014, em nosso 24º Encontro Anual, dirigimo-nos a vocês para partilhar um pouco daquilo que vivemos e experimentamos ao longo destes dias.

Reunidos como irmãos, aprofundamos nossos conhecimentos sobre a vida dos ministros ordenados como testemunhas de fé, esperança e caridade à luz do Concílio Vaticano II. Inspirou-nos a palavra do apóstolo Pedro: “Estejam sempre prontos para dar a razão de sua esperança a todo aquele que a pedir” (1Pd 3,15).

De nossas reflexões, orações e estudo emergiu, dentre outras coisas, a convicção de que a esperança, a misericórdia, a espiritualidade e a alegria devem se constituir em pilares de nossa vida e ministério. É isso que compartilhamos com vocês nessa mensagem que nasce do nosso coração de pastores.

Somos ministros da esperança! Esta palavra animou nosso encontro. Queremos que anime também o coração e a vida de vocês. Por meio da esperança testemunhamos e espalhamos a fé e a confiança em Jesus Cristo, Senhor da nossa História. N’Ele confiamos e é a Ele que servimos e anunciamos.

A esperança, porém, não nos faz ingênuos. Temos consciência dos inúmeros desafios que o mundo nos apresenta a todo instante: violência, drogas, pobreza, miséria, sofrimento, exclusão, crises familiares… Mas a fé é muito maior! E nos dá a certeza da vitória.“Tenham coragem! Eu venci o mundo!” (Jo 16,36).

Encoraja-nos a palavra do papa Francisco. “Os desafios existem para ser superados. Sejamos realistas, mas sem perder a alegria, a audácia e a dedicação cheia de esperança” (EG 109). Ao seu apelo: “Não deixemos que nos roubem a esperança!” (n. 86), queremos responder com total dedicação e serviço a vocês, irmãos e irmãs.

As comunidades também nos enchem de esperança. Nelas encontramos um forte testemunho de fé e de confiança em Deus, uma riqueza imensurável de dons, o trabalho edificante de tantos irmãos e irmãs engajados na missão de evangelizar e de promover a vida. Prometemos manter-nos vigilantes para que ninguém lhes roube sua força missionária (cf EG 109).

Somos ministros da misericórdia de Deus! Guiados pelo nosso coração de pastores, queremos fazer-nos cada vez mais próximos dos irmãos e irmãs para confirmá-los na fé e no amor de Deus e curar-lhes as feridas, especialmente dos pobres e excluídos. Esta é a nossa vocação. Nossa referência é Jesus Cristo, que traz no corpo e na vida as marcas da compaixão e do serviço. A primeira O leva a ser bom pastor enquanto o serviço O leva a dar sua vida em resgate de todos.

Reconhecemos que somos responsáveis pela fé dos outros e pelos outros na fé. Assim, a exemplo de nosso Mestre, queremos ser “pastores com cheiro de ovelhas”, dedicados e sensíveis, prontos a dar a vida “para que todos tenham vida”. Não queremos fugir a essa responsabilidade, que é parte da nossa missão.

Somos ministros movidos por uma espiritualidade! O espírito não é algo em contraposição à matéria, mas aquilo que nos põe em movimento, nos dá coragem e audácia. É essa espiritualidade que nos há de mover. Por meio dela queremos viver o esvaziamento de nós mesmos, a doação de nossa vida pelo povo, a total confiança em Deus e a consciência de que fomos escolhidos na Igreja, pela Igreja e para a Igreja. Como seria bom se, em nossas comunidades, fosse vivida e confirmada essa espiritualidade! Então, o medo se dissiparia, o desencanto daria lugar ao entusiasmo, o cansaço não nos dominaria e o bem triunfaria sobre o mal!

Somos ministros marcados pela alegria! Nosso ministério, vivido na comunhão com a comunidade, faz-se canal da alegria que deve caracterizar todo cristão na medida em que lhes comunica a força do evangelho. Com efeito, “a alegria do evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (EG 1). Por isso, não mediremos esforços para ajudar, em nossas comunidades, os cristãos “que parecem ter escolhido viver uma Quaresma sem Páscoa” (EG 6). A esses, em primeiro lugar, queremos anunciar com novo vigor a Boa Nova de Jesus.

Agradecemos a Deus, diariamente, a presença de todos vocês em nossa vida. Ao Cristo suplicamos insistentemente que os anime na esperança, fortaleça-os na misericórdia, sustente sua espiritualidade e os mantenha sempre alegres. A vocês um pedido: conosco“estejam sempre prontos para dar a razão de sua esperança a todo aquele que a pedir”.

Conscientes de que nós, ministros ordenados, somos a minoria que está a serviço da imensa maioria do povo de Deus que são vocês, os cristãos leigos e leigas (cf. EG 102), unidos ao nosso pastor, dom Geraldo Lyrio Rocha, enviamos-lhes, amados irmãos e irmãs, nossa bênção afetuosa.

Cachoeira do Campo, 20 de março de 2014.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Evangelho do Dia


Mt 1, 16.18-21.24a -


 Jacó gerou José, o esposo de Maia, dar qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo.
Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.


Dia 19 de Março, Dia do pai adotivo de Jesus


Hoje, dia de São José, 
Esposo Maria,
Pai adotivo de Jesus.
Peçamos a sua intercessão para que cubra de bênçãos as nossas famílias e, sobre tudo, para o nosso Papa Francisco pelo primeiro aniversário de seu ministério.

Teólogo fala sobre a missão e a espiritualidade do presbítero com o clero marianense

Taborda2
Estudo, reflexão e partilha marcaram o segundo dia do 24º Encontro Arquidiocesano de Presbíteros e Diáconos que começou ontem, 17, em Cachoeira do Campo. O teólogo,

 padre Francisco Taborda, falou sobre a missão e a espiritualidade do presbítero a partir do Vaticano II.

Segundo o teólogo, a missão dos presbíteros é confirmar os irmãos na fé e dar a razão de sua esperança em Cristo. “Aos presbíteros cabe fomentar a vida cristã entre os fiéis, ou seja, ser uma revitalização da Igreja”, disse.

Taborda destacou a importância da espiritualidade na vida dos padres e diáconos. Serviu-se de uma metáfora para dizer que a espiritualidade é como duas locomotivas que fazem movimentar muitos vagões, que são a vida de cada um. “Estas locomotivas são a esperança, que nos puxa, e a experiência, que nos empurra”, comparou.

Inspirado na figura do Servo de Javé, que se encontra no livro do profeta Isaías, o teólogo elencou quatro aspectos que devem caracterizar a vida dos padres e diáconos: esvaziar-se, dar a vida pela multidão, confiar em Javé e ser escolhido por Javé.


“O poder do ministro ordenado não é dele, mas da Igreja. Por isso não lhe cabe nem açambarcar um poder, que não é dele, nem dividir um poder, que não é dele. Cabe-lhe, sim, suscitar o poder que há em cada um e cuidar que o poder seja exercido no respeito aos demais e no cuidado pela unidade do todo”, explicou ao falar do esvaziamento que devem viver o padre e o diácono.

De acordo com o teólogo, é dever do presbítero dar a vida pela multidão. “A identidade do ministro com a comunidade já é, por si, um morrer a cada dia. Em determinada circunstância [a doação da vida] deverá ser levada até às últimas consequências”.

A confiança em Deus, outra característica da espiritualidade do presbítero, segundo o teólogo, deve levá-lo a basear sua vida na escuta da Palavra de Deus. “Esta Palavra deve ser meditada na oração, celebrada na eucaristia e vivida a cada momento”, acentuou. Disse, ainda, que o presbítero é escolhido por Deus através a comunidade. “Ele é escolhido na Igreja, pela Igreja, para a Igreja”.

Partilha

Já sem a presença do assessor, à noite, os padres e diáconos foram divididos em grupos de acordo com tempo de sua ordenação. Por mais de uma hora, eles partilharam suas esperanças e experiências ao longo de seu ministério.

Pela manhã, o arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, presidiu a missa. Na homilia, ele alertou os padres e diáconos para a tentação do poder. “A tentação do poder se disfarça de tantos jeitos que ficamos expostos a cair”, disse.

O arcebispo, inspirado no evangelho proclamado na liturgia, insistiu na necessidade da coerência entre a vida e a pregação do presbítero e diácono. “Estamos sujeitos a pregar com muita competência a Palavra do Senhor, mas desmentir com a vida o que a gente prega”, observou. “Deus nos ajude para que, na nossa vida de ministros ordenados e de pessoas consagradas, nos coloquemos de verdade a serviço dos irmãos”, concluiu.

A missa foi celebrada na intenção da Irmã Dirce Maria, salesiana, falecida na noite de ontem em Belo Horizonte. A religiosa trabalhava no Retiro das Rosas, que acolhe o encontro dos padres e diáconos. As irmãs que residem na Casa participaram da celebração e ouviram palavras de consolo e conforto do arcebispo pela morte de sua irmã de Congregação.

Padre Marcelo Santiago é o novo representante dos presbíteros

O pároco da paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, padre Marcelo Moreira Santiago, foi eleito nesta terça-feira, 18, em segundo escrutínio, o novo representante dos presbíteros da Arquidiocese de Mariana. Ele obteve 66 dos 130 votos válidos.

Padre Marcelo, que é também coordenador arquidiocesano da dimensão sociopolítica, sucederá o padre Walter Jorge Pinto, que apresentou sua renúncia, nesta segunda-feira, 17, na abertura do 24º Encontro Arquidiocesano de Presbíteros e Diáconos. Ele justificou a renúncia por ter sido escolhido vigário episcopal, no ano passado, após de sua eleição para representante dos presbíteros. Para ele, as duas funções são incompatíveis “por sua natureza”.

Homenagem a Dom Barroso

Os presbíteros e diáconos da Arquidiocese de Mariana prestam homenagem ao bispo emérito de Oliveira, dom Francisco Barroso, nesta quarta-feira, 19, pelos seus 30 anos de ordenação episcopal. Dom Barroso, que reside em Ouro Preto desde que ficou emérito.

terça-feira, 18 de março de 2014

O encontro de presbíteros e diáconos “deve nos reanimar para a missão”, diz dom Geraldo

O arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, abriu o 24º Encontro Arquidiocesano de Presbíteros e Diáconos, na tarde desta segunda-feira, 17, no Retino das Rosas, em Cachoeira do Campo, lembrando que a reunião é momento de confraternização e de reflexão. “Este encontro é momento de aprofundamento em vista do nosso ministério. É momento de partilha, de oração e nos reanima para a missão, que deve estar sempre em nosso horizonte”, disse.

O vigário geral, Mons. Celso Murilo Sousa Reis, presidiu a missa de abertura do encontro que “deve ser marcado pela alteridade e pela reciprocidade”. “Queremos que seja um encontro humanizante, que deixe marcas, que nos faça crescer. Para deixar marcas, para ser renovador, o encontro deve ser vivido na alteridade e na reciprocidade. Precisamos acreditar que cada um, que se faz presente em nossa vida, nos faz crescer”, disse.



Segundo o vigário geral, o encontro dos padres e diáconos deve ser momento privilegiado da prática da misericórdia. “Nossa família presbiteral e diaconal também é lugar de fazer a experiência da misericórdia; Somos ministros da misericórdia de Deus para os outros” acentuou.

Coordenado pelo representante dos presbíteros, padre Walter Jorge Pinto, o encontro já conta com a presença de 160 padres e diáconos. Os primeiros trabalhos constaram da apresentação de uma memória do encontro anterior e de informações sobre o Seminário São José, a Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM), a Editora Dom Viçoso, os relatórios da arquidiocese e das obras sociais arquidiocesanas.

Foram apresentados, ainda, a proposta para missão junto aos afastados em resposta ao Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) e o plano de comunicação, em discussão na Arquidiocese.

Vaticano II e os presbíteros



O tema do encontro –Vaticano II e os presbíteros e diáconos do Brasil: Testemunhas de fé, esperança e caridade – começa a ser debatido nesta terça-feira, 18, com assessoria do teólogo jesuíta, padre Francisco Taborda. Os debates serão precedidos pela missa, às 7h, presidida por dom Geraldo. 

O final da tarde está reservado para esporte e, à noite, os padres e diáconos se reúnem em grupo para aprofundamento de sua vida ministerial.

Durante o encontro será eleito o novo representante arquidiocesano de presbíteros. O atual representante, padre Walter, comunicou sua renúncia por exercer também a função de vigário episcopal da Região Leste. “Acho que, por sua própria natureza, as duas funções são incompatíveis”, justificou. Uma primeira votação foi feita no final da tarde de hoje. Os resultados serão apresentados amanhã.